Atividades Desenvolvidas
Colorir
É uma atividade tão natural para as crianças como dormir
e chorar. O ato de colorir é extremamente importante, incentivando o
desenvolvimento de várias e essenciais capacidades. Desenhar e colorir são
formas de expressão pessoal, particularmente das crianças, que nem sempre
conseguem exprimir-se adequadamente através da fala ou da escrita. Vários
estudos comprovam que é possível perceber o que uma pessoa sente, através de
imagens que desenha ou de cores utilizadas para colorir.
Colorir além de divertido, trabalha e fortalece os
músculos das mãos, exigindo uma coordenação básica e um esforço conjunto entre
músculos dos braços e das mãos, que uma vez desenvolvidos permitirão às
crianças executar atividades mais exigentes. Reconhecer e respeitar limites,
mesmo que seja de um desenho, é uma excelente experiência e método de
aprendizagem para aquilo que se segue: ESCREVER
LETRAS e NÚMEROS nas linhas de um caderno!!!
O
origami tradicional japonês não permite cortes com tesouras ou utilização de
cola, porém atualmente, em vários países, foram criados estilos diferentes de
acordo com sua cultura. No Brasil, a dobradura além de ser usada como um hobby,
é um importante recurso pedagógico e interdisciplinar, favorecendo a
coordenação motora fina e o equilíbrio dos dois hemisférios do cérebro, pois
para a execução das dobras do papel, deve-se usar as duas mãos com a mesma
intensidade.
Jogos de tabuleiro
Os jogos educativos tem duas funções: proporcionar
diversão e lazer, por se tratar de uma atividade lúdica e educativa, pois pode
estimular a memória, desenvolver a atenção, socialização e trabalhar vários
aspectos que podem contribuir para o saber e a compreensão de mundo do
indivíduo.
Dicionário ilustrado
A confecção do dicionário ilustrado com o aluno é uma
atividade de leitura que ajuda a enriquecer o vocabulário e consiste num
importante suporte visual pra o aprendizado de palavras. Realizada em grupo,
favorece a troca experiências e a socialização de idéias.
Trabalho com tinta guache
No mês das Mães os alunos pintaram o retrato da sua
mãe, utilizando tinta guache e pincel. Nesta atividade o aluno pode
experimentar a mistura de cores primárias que revelam outros tons e cores e,
entre uma pincelada e outra, soltar a imaginação e abusar da criatividade. O
resultado foi muito bom!
Tangram
Objetivo:
Tangram é um antigo jogo chinês, de origem
milenar, formado por sete polígonos com os quais podem ser construídas
diferentes figuras.
Com os recortes e os traçados obtem-se diferentes figuras planas que foram trabalhadas de forma que aguçaram a imaginação dos alunos.Ao contrário de outros quebra-cabeças, ele é formado somente por 7 peças. Este quebra-cabeça tem sido utilizado como material didático nas aulas de matemática com o objetivo central de desenvolvimento da criatividade e da imaginação através da criação de figuras.De fato com o jogo ou arte o tangran possui um forte apelo lúdico e oferece aquele que brinca um envolvente desafio.As atividades podem ser propostas para alunos de diversas séries, no entanto, uma mesma atividades poderá ser explorada em diferentes formas , conforme o seu objetivo.
Com os recortes e os traçados obtem-se diferentes figuras planas que foram trabalhadas de forma que aguçaram a imaginação dos alunos.Ao contrário de outros quebra-cabeças, ele é formado somente por 7 peças. Este quebra-cabeça tem sido utilizado como material didático nas aulas de matemática com o objetivo central de desenvolvimento da criatividade e da imaginação através da criação de figuras.De fato com o jogo ou arte o tangran possui um forte apelo lúdico e oferece aquele que brinca um envolvente desafio.As atividades podem ser propostas para alunos de diversas séries, no entanto, uma mesma atividades poderá ser explorada em diferentes formas , conforme o seu objetivo.
Lenda do tangran
Um
imperador chinês chamou um de seus melhores artistas e ordenou que saísse pelos
seus domínios e retratasse as coisas mais belas que pudesse encontrar, levando
apenas uma prancha quadrada.
Apesar
da dificuldade proposta, lá foi o artista, China afora, para tentar cumpri-la.
No caminho, ao atravessar um riacho, caiu, e a prancha quebrou em sete pedaços.
Precisava reuni-las, e após muitas tentativas percebeu que, a cada uma delas,
ao arrumar as peças, conseguia formar uma figura diferente.
Voltou
rapidamente para mostrar aquela maravilha ao imperador, que ficou muito
satisfeito com a possibilidade de retratar todas as coisas, usando apenas
aquelas sete peças...
Jogos
1) Jogo da memória: propicia pensamento, memória,
enriquecimento do vocabulário, discriminação do visual, orientação espacial,
oralização, socialização.
2) Quebra-cabeça: proporciona percepção visual,
identificação de cores, coordenação motora fina, socialização;
3) Sequencia lógica: proporciona desenvolvimento da memória
visual, (re) produção de texto;
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