Atividades Desenvolvidas

Colorir


É uma atividade tão natural para as crianças como dormir e chorar. O ato de colorir é extremamente importante, incentivando o desenvolvimento de várias e essenciais capacidades. Desenhar e colorir são formas de expressão pessoal, particularmente das crianças, que nem sempre conseguem exprimir-se adequadamente através da fala ou da escrita. Vários estudos comprovam que é possível perceber o que uma pessoa sente, através de imagens que desenha ou de cores utilizadas para colorir.


Colorir além de divertido, trabalha e fortalece os músculos das mãos, exigindo uma coordenação básica e um esforço conjunto entre músculos dos braços e das mãos, que uma vez desenvolvidos permitirão às crianças executar atividades mais exigentes. Reconhecer e respeitar limites, mesmo que seja de um desenho, é uma excelente experiência e método de aprendizagem para aquilo que se segue: ESCREVER LETRAS e NÚMEROS nas linhas de um caderno!!!

Trabalhando com Dobraduras


O origami tradicional japonês não permite cortes com tesouras ou utilização de cola, porém atualmente, em vários países, foram criados estilos diferentes de acordo com sua cultura. No Brasil, a dobradura além de ser usada como um hobby, é um importante recurso pedagógico e interdisciplinar, favorecendo a coordenação motora fina e o equilíbrio dos dois hemisférios do cérebro, pois para a execução das dobras do papel, deve-se usar as duas mãos com a mesma intensidade.


Jogos de tabuleiro



Os jogos educativos tem duas funções: proporcionar diversão e lazer, por se tratar de uma atividade lúdica e educativa, pois pode estimular a memória, desenvolver a atenção, socialização e trabalhar vários aspectos que podem contribuir para o saber e a compreensão de mundo do indivíduo. 


Dicionário ilustrado


A confecção do dicionário ilustrado com o aluno é uma atividade de leitura que ajuda a enriquecer o vocabulário e consiste num importante suporte visual pra o aprendizado de palavras. Realizada em grupo, favorece a troca experiências e a socialização de idéias.



Trabalho com tinta guache


No mês das Mães os alunos pintaram o retrato da sua mãe, utilizando tinta guache e pincel. Nesta atividade o aluno pode experimentar a mistura de cores primárias que revelam outros tons e cores e, entre uma pincelada e outra, soltar a imaginação e abusar da criatividade. O resultado foi muito bom!


Tangram




 Objetivo

Tangram é um antigo jogo chinês, de origem milenar, formado por sete polígonos com os quais podem ser construídas diferentes figuras.
Com os recortes e os traçados obtem-se diferentes figuras planas que foram trabalhadas de forma que aguçaram a imaginação dos alunos.Ao contrário de outros quebra-cabeças, ele é formado somente por 7 peças. Este quebra-cabeça tem sido utilizado como material didático nas aulas de matemática com o objetivo central de desenvolvimento da criatividade e da imaginação através da criação de figuras.De fato com o jogo ou arte o tangran possui um forte apelo lúdico e oferece aquele que brinca um envolvente desafio.As atividades podem ser propostas para alunos de diversas séries, no entanto, uma mesma atividades poderá ser explorada em diferentes formas , conforme o seu objetivo. 


Lenda do tangran
Um imperador chinês chamou um de seus melhores artistas e ordenou que saísse pelos seus domínios e retratasse as coisas mais belas que pudesse encontrar, levando apenas uma prancha quadrada.
Apesar da dificuldade proposta, lá foi o artista, China afora, para tentar cumpri-la. No caminho, ao atravessar um riacho, caiu, e a prancha quebrou em sete pedaços. Precisava reuni-las, e após muitas tentativas percebeu que, a cada uma delas, ao arrumar as peças, conseguia formar uma figura diferente.
Voltou rapidamente para mostrar aquela maravilha ao imperador, que ficou muito satisfeito com a possibilidade de retratar todas as coisas, usando apenas aquelas sete peças...






Jogos


1)   Jogo da memória: propicia pensamento, memória, enriquecimento do vocabulário, discriminação do visual, orientação espacial, oralização, socialização.
 
2) Quebra-cabeça: proporciona percepção visual, identificação de cores, coordenação motora fina, socialização;

3) Sequencia lógica: proporciona desenvolvimento da memória visual, (re) produção de texto;




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conhecendo o AEE